O que fazer no Rio de Janeiro sem gastar quase nada?

Apesar do alto custo de vida na cidade do Rio de Janeiro, os cariocas e visitantes não podem reclamar de falta de opções em programas gratuitos ou muito baratos. O Rio conta com belezas naturais incríveis que oferecem passeios inesquecíveis para todos os bolsos. Há também diversas opções culturais em museus e outros espaços que são ocupados para intervenções artísticas.

 

Outra ótima opção para economizar nas atividades de lazer é usar cupom de desconto em bares, restaurantes, peças de teatro e cinemas. Dá uma olhada nas opções com desconto em restaurantes e bares: http://bit.ly/1gQSfWh e na categoria diversão: http://bit.ly/1wfbyhN

 

Mas vamos às opções que a Cidade Maravilhosa tem a nos oferecer:

 

1) Chorinho na Praça

Na Praça General Glicério, em Laranjeiras, rola todo sábado de manhã o tradicional Chorinho, um programa tipicamente carioca.

A receita para esse programa é: música da melhor qualidade + feira de artesanatos + feira comum + barracas de caipirinha, pastel e muito mais.

 

2) Pedalar na Orla

Como já dizia Tim Maia, “do Leme ao Pontal, não há nada igual”. A orla do Rio de Janeiro possui praias incríveis para atividades ao ar livre. Você consegue percorrer várias delas com uma bicicleta. O meu trecho preferido é entre o Leblon e o Arpoador, mas você pode ir até a Pedra do Leme, atravessando Copacabana, tranquilamente. Na Zona Oeste, você pode começar pela praia da Barra, passar pela Praia da Reserva, Recreio e chegar até a Praia da Macumba.

 

3) Forte de Copacabana

Entrar no Forte de Copacabana é um passeio que proporciona cultura, uma paisagem incrível e comidas deliciosas. Por apenas R$6,00 (inteira) e R$3 (meia) é possível conhecer as instalações e ter acesso aos cafés e restaurantes, incluindo a Confeitaria Colombo, com uma vista para toda a orla de Copacabana.

 

Screen Shot 2014-09-09 at 4.40.20 PM

 

 

4) Pista Cláudio Coutinho

Excelente lugar para fazer exercícios físicos ou apenas curtir a paisagem. Fica localizada entre a costa do Pão de Açúcar e a Praia Vermelha.

 

5) Feira do Rio Antigo

Acontece no primeiro sábado de cada mês na Rua do Lavradio, no Centro. Lá você encontra antiguidades, artesanatos, diversos artistas de rua e ótimos lugares para almoçar. Entre as opções que fazem mais sucesso estão pratos típicos, como a tradicional feijoada.

 

6) Parque Lage

Fica localizado no Jardim Botânico e é extremamente rico em história e beleza natural. Entre os seus atrativos estão um belíssimo casarão com piscina e café, trilhas, parque infantil, áreas para piqueniques e eventos culturais.

 

7) Parque Nacional da Tijuca

É o parque mais visitado do Brasil, com mais de 2 milhões de pessoas por ano. Há várias cachoeiras e mais de 100 opções de trilhas que levam para destinos como a Pedra da Gávea, Pedra Bonita e Pico da Tijuca. O acesso se dá pela Tijuca ou pela Barra da Tijuca.

 

Screen Shot 2014-09-09 at 4.34.07 PM

 

 

8) Noite da Lapa

A Lapa é o lugar que abriga todas as “tribos” cariocas na noite. Com seus inúmeros bares, boates e casas de shows, é um local de grande eferverscência cultural que se destaca por sua total democracia de gostos e bolsos.

 

9) Instituto Moreira Salles

Outra ótima opção cultural na cidade é o Instituto Moreira Salles. Este casa cultural fica localizada na Gávea e reúne exposições de artes e fotografia e mostras de cinema. Ainda proporciona passeios agradáveis nos jardins assinados por Burle Marx.

 

Screen Shot 2014-09-09 at 4.43.39 PM

 

 

10) Mirante da Paz

Com a pacificação das favelas cariocas, a população ganhou diversos mirantes em lugares incríveis. Um deles é o Mirante da Paz, no Cantagalo. O visitante pode ver as Ilhas Cagarras, a Praia de Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro Dois Irmãos e o Cristo Redentor.