De 9 a 16 de abril: Festival de Cinema Francês

Com uma meta de público de cem mil espectadores, o Festival Varilux de Cinema Francês volta às telas dos cinemas brasileiros com o melhor da dramaturgia francesa recente. Em 2014, o festival chega a 45 cidades e 70 salas de cinema.

 

 

De 9 a 16 de Abril o festival exibirá o melhor da cinematografia francesa recente, com uma seleção de 16 filmes, contemplando longas de maior impacto do ano de 2013, com os mais variados gêneros e os mais destacados diretores e atores do momento.

 

 

Como já é tradição do evento, o festival trará ao Brasil representantes de alguns dos filmes para apresentações e debates com o público.

 

 

Com produção da Bonfilm, o evento reúne também outras atividades paralelas, como a 3ª edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, Masterclasses com o diretor Jean-Pierre Jeunet na FAAP (São Paulo) e na UFRJ (Rio de Janeiro), uma mostra em sua homenagem no M.I.S. em São Paulo e no Instituto Moreira Salles no Rio, e um projeto educativo em mais de 15 cidades, que exibirá gratuitamente parte da programação do festival para escolas. E, pela primeira vez, o Festival Varilux exibirá um grande clássico francês, com “Os incompreendidos”, de François Truffaut, projetado em versão digital restaurada, no âmbito da comemoração dos 30 anos da morte do diretor.

 

 

O Festival Varilux de Cinema Francês segue rumo a sua 5ª edição e se consolida como o primeiro festival de cinema com abrangência nacional, revelando públicos para muito além dos grandes centros e capitais.

 

 

Veja mais informações e a programação do festival em: http://variluxcinefrances.com/2014/