Crescer na vida: Dificuldades que você deve contornar

Às vezes vivemos no “piloto automático” e encontramos dificuldades que nos impedem de crescer. Em geral não percebemos, mas isso é um grande perigo por acabar tendo efeito de auto-sabotagem.

Se você sente que está com a vida menos encaminhada do que gostaria, ou caminhando em um sentido diferente do planejado, pode ser a hora de analisar o que está te puxando para trás.

 

FALTA DE CONFIANÇA

Você se sente incapaz de fazer as coisas e repete com frequência: “nunca conseguiria fazer isso”. Ainda que coisas como uma fortuna na juventude ou um cargo alto em curto prazo estejam longe de sua realidade, nunca se deve aceitar o sentimento de incapacidade. Aceitar o pessimismo com naturalidade te impede de ter ambição.

E veja bem, o caso aqui não é somente o dinheiro em si. De repente você é uma pessoa que nem tem realmente a vontade de tornar-se rica, outros aspectos na vida podem ser mais importantes do que isso. Independendo do que você quer para sua vida o erro é achar que você não tem potencial para conseguir fazer algo grande. Pode ser, por exemplo, coragem de largar tudo onde está e construir algo novo, juntar dinheiro para passar um ano viajando, etc.

Exemplos de casos de sucesso devem sempre servir para te inspirar, e não para se sentir incapaz. Quando você ler uma história inspiradora, não aceite que surjam pensamentos pessimistas e tome isso como um ponto de partida. Ou seja, use como inspiração.

 

 

CRÉDITO NA HORA DO APERTO

Estourou o orçamento? Caso a saída nessa situação para você seja usar o cheque especial ou o cartão de crédito, saiba que está com uma bomba relógio nas mãos. Essa praticidade em geral acaba saindo bem cara.

Em um momento em que você não está conseguindo se organizar financeiramente, endividar-se no cartão de crédito ou no cheque especial é pode ser algo fácil, mas as consequências acabam sendo terríveis, uma vez que as duas modalidades têm os juros mais abusivos do mercado. Portanto, busque sempre alternativas melhores.

 

onde investir

 

O MEDO DE INVESTIR

Nas atuais condições, tudo bem usar a poupança para guardar o dinheiro que servirá como fundo de emergência, porém, se o foco for rentabilidade, existem várias outras opções de investimento com retorno bem melhor.

Se você tem aversão a risco, informe-se sobre aqueles investimentos conservadores, como os títulos do Tesouro Direto, as LCIs e LCAs, os CDBs ou mesmo alguns fundos de investimento.

 

 

VIVER APENAS PARA O AGORA

Algumas pessoas têm o hábito de ser mais impulsivas em diferentes momentos. Aproveitar a vida é sim, algo muito válido, mas é importante pensar também em algo maior: o futuro. É importante garantir estabilidade para viver dias difíceis e pensar também na aposentadoria. Por mais longe que ela esteja, quanto mais cedo entrar para os planos, mais simples x será depois.

 

Esse post foi retirado do site Finanças Femininas. Para ler mais sobre seus possíveis erros e outras dicas, é só clicar: http://financasfemininas.uol.com.br/

 

Categorias: