Como economizar mesmo com o aumento da inflação?

De acordo com a pesquisa divulgada essa semana pelo Instituto Data Popular, quase metade (47%) das famílias da classe C reduziu as compras de supermercado nos últimos seis meses. Isso se deve à alta da inflação que, ao aumentar os preços de produtos considerados básicos, diminui o poder de compra das famílias. Além de produtos de supermercado, outros gastos aumentaram, como transporte público, conta de luz e valor de aluguel, o que aperta ainda mais o orçamento familiar. Esse efeito é mais sentido (e sofrível) pelas classes C e D. Tempos de incerteza econômica fazem as pessoas mudarem seus hábitos de consumo: passam a cortar gastos considerados supérfluos, como comprar alimentos não-básicos, trocar aparelhos eletrônicos e atividades de lazer.

 

 

Mas como enfrentar a alta geral dos preços sem que a sua qualidade de vida diminua?

 

Primeiramente, é preciso planejamento financeiro. Independente de quanto você ganha, se esforce para poupar ao menos 10% de seu salário todo mês. Esse dinheiro é para despesas imprevistas que podem surgir. Pesquise sempre os melhores preços e condições de pagamento antes de efetuar uma compra. Em geral, compras online saem mais baratas do que em lojas físicas. Use comparadores de preços, como o Buscapé, para achar os menores preços no produto que você deseja.

 

E a dica que vai te fazer economizar mais dinheiro nos gastos básicos ou nem tão básicos assim: utilize cupons de desconto. Os americanos já possuem tradicionalmente o hábito de utilizar cupons para economizar em basicamente tudo. Aqui no Brasil, a Cuponeria já oferece uma plataforma incrível de cupons de desconto, baseada no modelo americano de cuponagem e adaptada para o mercado nacional. Os 47% da pesquisa que disseram que diminuíram as compras de supermercado não precisariam fazer isso se usassem a plataforma por exemplo. Veja que finalmente os cupons de supermercado chegaram ao Brasil.

 

Estão disponíveis ofertas e cupons de desconto de diversos segmentos: Supermercados, Farmácias, Restaurantes e Bares, Estética, Produtos, Moda, Viagem, Diversão e Serviços. Há opções de lojas físicas e e-commerces. O usuário pode imprimir o cupom ou baixar no aplicativo para Android ou iOS e mostrar na hora do consumo para receber o desconto. Em caso de venda online, é só copiar o código do cupom e colar no carrinho de compras ou ir para a oferta. A Cuponeria disponibiliza promoções (muitas vezes exclusivas) de grandes marcas, como Lojas Americanas, Pão de Açúcar, Extra, Walmart, Brastemp, Activia, Nestlé, Sephora e tantas outras. Os descontos podem chegar a 100%.

 

Utilizar cupons de desconto aumenta o seu poder de compra e faz o seu salário render mais. Como consequência, você é capaz de investir mais em produtos não-básicos, atividades de lazer e viagens, aumentando a sua qualidade de vida. Ou simplesmente, possibilitando que você junte mais dinheiro no fim do mês. Entre diariamente na Cuponeria, pois toda hora novas ofertas entram no ar e algumas delas tem curta duração. Basta utilizar os filtros de cidade e categoria e pegar quantos cupons quiser. Você faz o pagamento com desconto apenas na hora que for consumir.

 

Gostou das dicas? Compartilhe com quem você gosta e acha que precisa ficar sabendo.

 

 

*Do blog Cuponagem Brasil

 

Categorias: